Óleos Vegetais: Equilíbrio para Pele




Os óleos vegetais estão ganhando destaque no mundo da beleza. Versáteis e com grandes propriedades, podem ser encontrado nas mais diversas formulações de cosméticos naturais para corpo, rosto e cabelos. Para quem busca cuidar da beleza com produtos mais gentis para pele, com certeza abrirá espaço na necessaire para um óleo vegetal.


Os óleo vegetais são substâncias 100% naturais e puras extraídas de vegetais, nozes e sementes, também conhecidos como óleos carreadores ou fixos. Geralmente são produzidos por meio da prensagem a frio, processo que mantém seus elementos nutritivos capazes de reestruturar a pele. 


Cuidar da pele com óleo, embora pareça estranho à primeira vista, é um procedimento indicado para todos os tipos de pele. Isso mesmo, até para peles oleosas.

Os produtos tradicionais contêm inúmeras substâncias sintéticas agressivas, como sufactantes, detergentes, parabenos, corantes, que retiram toda oleosidade natural da pele, deixando-a ainda mais ressaca e com os poros obstruídos. Para compensar a umidade perdida, as glândulas sebáceas são superativadas e a pele passa a produzir ainda mais sebo, tornando-a mais oleosa, estabelecendo assim um ciclo indesejável.

A hidratação tem papel fundamental para deixar a pele saudável e equilibrada. Simplificando, óleo se dissolve em óleo. A melhor maneira para dissolver um óleo ruim (o sebo que endurece os poros, juntamento com a sujeira e toxinas) é dissolvendo-o e substituindo-o por óleos vegetais ricos em nutrientes, não requer nenhum produto químico, o que o torna esse procedimento seguro até mesmo para peles mais sensíveis.



Os óleo vegetais purificam e não obstruem os poros, normalizam a produção de sebo e hidratam a pele. Podem ainda possuir mais ações benéficas pra embelezamento, quando associados aos óleo essenciais das plantas aromáticas.

São inúmeras as razões para você introduzir os óleos vegetais nos seus rituais de beleza. Mas é claro, você deve ter alguns cuidados na hora de adquirir os seus óleos. Você não deve escolher produtos que contenham óleo mineral, que além de ser um subproduto do petróleo, vai sufocar seu poros e obstruir sua pele. Além disso prefira as formulações sem fragrâncias sintéticas, livre de silicones e parabenos. 

Você já experimentou os óleo vegetais para cuidar da sua beleza? 
Conta pra mim, quero saber o que achou :)

Beijos floridos, 
Dany Pimentel.

Nenhum comentário